Visualizações de página na última semana

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Como Congelar



 congelação dos alimentos é um processo onde a água dos alimentos solidifica, trava a multiplicação existente de microrganismos e ajuda-nos a preservar a sua qualidade e segurança no tempo.

  • Só se pode proceder a uma congelação correta em congeladores capazes de alcançar temperaturas inferiores a -24 ºC(congelador de 4 estrelas). Os congeladores de três estrelas conseguem alcançar temperaturas de -18 ºC, pelo que não são adequados para congelar, mas sim para conservar alimentos já congelados.
  • Embalar bem os alimentos em sacos e recipientes apropriados e encher bem as gavetas do congelador, uma vez que a temperatura de cada pacote ajuda a manter o frio e a melhorar a sua circulação.
  • Apontar as datas de início da congelação nos sacos, e consumir primeiro os que têm mais tempo.
  • Deixar arrefecer os alimentos antes de os colocar no congelador.
  • Uma vez descongelados os alimentos, não voltar a congelar.
  • Embalar os produtos em pequenas porções, assim poderemos descongelar porções adequadas.
  • Cozinhar em grandes quantidades e congelar é uma forma de poupar e aproveitar o tempo assegurando uma boa qualidade dos pratos.
Antes de congelar
É importante escolher o recipiente adequado. Se forem líquidos, tem de ser rígido: lembre-se que o seu volume aumentará, pelo que deve deixar dois ou três centímetros sem encher. Se for um alimento cozinhado, utilize recipientes que depois possam ir ao forno ou ao microondas. Deve congelar sempre alimentos que se encontrem em perfeito estado
O que pode ser congelado?
Quase todas as coisas com algumas excepções, por exemplo, as frutas (excepto framboesas, morangos e cerejas que devem colocar-se soltas em caixas fechadas hermeticamente). As batatas endurecem quando congeladas, e a massa amolece; nos guisados com massa ou arroz, congele apenas o caldo.
Uma vez descongelado, um alimento nunca deve voltar a ser congelado: pode afectar as suas propriedades e ser perigoso para a saúde. O melhor é utilizar os alimentos descongelados quanto antes, porque quer o seu sabor quer a sua textura se deterioram rapidamente.


Fonte: google search

Sem comentários:

Enviar um comentário