Visualizações de página na última semana

terça-feira, 14 de abril de 2015

Conservação de alimentos

                  Como conservar mais tempo os alimentos 

As batatas em casa


Nunca compre muitas mais do que as que vai consumir em poucos dias, pois não devem amontoar-se. Coloque-as num cesto para que respirem (não as guarde num saco de plástico) e armazene-as num lugar arejado, fresco, sem humidade e, tanto quanto possível, escuro, pois a luz favorece o aparecimento de manchas verdes na casca, provocadas por um alcaloide denominado solanina, que é tóxico, e o excesso de humidade fará com que apodreçam e exalem um odor muito desagradável.


Legumes frescos


As favas e as ervilhas são conhecidas como verduras ou legumes frescos. A primavera é a sua melhor temporada. Ao comprar ervilhas, escolha as que apresentam vagens verdes, brilhantes e firmes, intactas, sem golpes nem manchas. Se a vagem estiver muito inchada, isso significa que as ervilhas já estão muito grandes, velhas e, por conseguinte, duras. As favas finas e tenras também devem ter vagens firmes, rijas e com grãos que se evidenciem pouco.


Que não nos faltem cenouras!


A cenoura é um dos vegetais mais saudáveis devido ao seu alto teor de vitamina A e ao seu baixo teor calórico. Se prefere comê-las cruas, então não as descasque, pois, caso contrário, perderão uma grande parte dos seus nutrientes; lave-as e raspe-as ligeiramente com uma faca. Na gaveta de legumes do frigorífico podem conservar-se 2 semanas, mas se quer ter sempre cenouras em casa, sugerimos-lhe que as corte às rodelas, as escalde em água a ferver durante alguns minutos e as congele. Assim conservar-se-ão até 8 meses.


Conservar limões


Pode guardá-los em conserva durante 3 meses. Para isso, compre 1 kg de limões bem firmes e com casca lisa. Corte-os às rodelas, coloque-as num escorredor grande e polvilhe-as com 4 ou 5 colheres de sopa de sal deixando-as ficar assim durante toda a noite. No dia seguinte, coloque-as então num frasco de vidro com tampa hermética, adicione alguns grãos de pimenta preta e 2 cravos-da-índia e cubra-as com um azeite de boa qualidade. Após 10 dias, poderá utilizá-las nos seus guisados. Também pode preparar os limões inteiros, recheando-os de sal depois de abri-los ao meio no sentido do comprimento, mas sem cortá-los totalmente, e seguindo os mesmos passos.

Escolha bem





Ao comprar cebolinhas e chalotas frescas – fantásticas agora na primavera –, escolha as que apresentam um bolbo bem branco e um talo verde brilhante, tenro e crocante, e não as que já estão amareladas.

Uma dica: se precisa de cebolinho para um determinado prato e não tem, então pique muito finamente um pouco do talo verde das cebolinhas. Não tem um sabor tão suave, mas solucionará o seu problema.

Fonte: Google search

Sem comentários:

Enviar um comentário