Visualizações de página na última semana

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Escolher fruta

Muitas vezes, quando estamos no supermercado, quando se trata de comprar fruta, coloca-se a seguinte questão: Será que a fruta que vou comprar está no ponto? Ou, levo este melão ou aquele? Certamente que já vos aconteceu várias vezes, e em algumas delas terão feito a escolha acertada e noutras não.
Principalmente e, de um modo geral, temos que nos concentrar em três aspetos fundamentais:
  • A textura. A fruta deve apresentar uma pele lisa e sem amolgadelas, uma pele enrugada é sinal de secura. Como é evidente, é importante que não apresentem partes escuras, pois é sinal de que estão a passar do ponto.
  • A cor. O ideal é que apresentem cores vivas e brilhantes, as próprias de cada fruta. Que apresentem uniformidade em toda a superfície.
  • O cheiro. O cheiro deve ser suave e caraterístico da fruta, sendo sinal de que se encontra bem no ponto. Devemos certificar-nos de que não cheira a humidade, já que significa que rapidamente ficará estragada.
Se, por exemplo, comprarmos uma embalagem com várias peças, temos de verificar se alguma das peças se encontra estragada, pois isto fará com que as restantes acabem também por ficar estragadas.
Deixo alguns truques:
  • Pêssego e damasco: A pele deverá apresentar uma cor uniforme e estar bem firme, apesar de um pouco mole ao toque. Repare também no cheiro que apresentam.
  • Ananás: Deve ter uma casca firme e não macia, já que este é um indicador de que deverá estar madura demais, ou até mesmo, passada do ponto. Também podemos cheirá-lo, o ananás, quando está no ponto, apresenta um cheiro suave e doce.
  • Melancia: Um truque para identificar uma melancia no ponto é ouvir um som “oco” ao dar algumas pancadinhas. Além disso, se a parte que tiver estado em contacto com o solo for de cor amarela creme, é indicativo de que amadureceu na planta.
  • Ameixas: As ameixas pretas deverão apresentar uma cor roxa intensa e a pele muito firme. Se estiverem algo moles ao toque, se for demasiado, é provável que estejam maduras demais.
  • Melão: O cheiro e o peso são a chave. Um cheiro suave e doce indica o ponto certo de maturação. Se estiver muito pesado, também é bom sinal, uma vez que tem mais polpa e está bem mais suculento.
     
Fonte: google search

Sem comentários:

Enviar um comentário