Visualizações de página na última semana

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Escolher cogumelos

Como escolher, guardar e preparar cogumelos 
                               
                                   
Quanto mais frescos, melhor. 
Firmes, cor uniforme, sem manchas ou viscosidades, não danificados e sem cheiros estranhos. Essencial é terem também o chapéu fechado e apresentarem as pilosidades inferiores bem juntas. Se forem embalados, não devem ter humidade excessiva. 
Devem ser guardados no frigorífico, o mínimo de dias possível após a colheita, deixando-os apanhar algum ar, mas não demasiado para não oxidarem. Se mudarem de cor ou de textura, o mais seguro é descartá-los, pois poderão fazer-lhe mais mal do que bem. Para os lavar não os coloque dentro de água, uma vez que são muito porosos e absorvem muita água, ficando moles. Utilize, antes, uma escova suave para os limpar e seque-os, cuidadosamente, num pano seco e limpo. Há muitas variedades de cogumelos, umas mais acessíveis do que outras.
Algumas das mais famosas são os cogumelos Paris, que são os mais neutros e de sabor menos acentuado podendo ser usados em todos os pratos, mas ficando especialmente bem em saladas e estufados. Os Shitake, com um sabor ácido são muito usados em risotos e os Portobello, grandes e carnudos, muitas vezes feitos no forno apenas com um pouco de manteiga e ervas aromáticas.
Os cogumelos são apetitosos de todas as maneiras. Experimente-os grelhados, assados, salteados, estufados, panados, recheados, em quiches e pizzas......
       
Fonte: google search

Sem comentários:

Enviar um comentário